REVIEWS - Como usá-las para aumentar as vendas

As reviews (ou os testemunhos) são uma excelente ferramenta para usares no teu negócio. Neste post vou mostrar-te a sua importância no teu negócio e como as podes usar para aumentar as vendas no teu site.



As reviews são parte da chamada Prova Social: no fundo são uma validação do teu produto feita por pessoas reais, sejam clientes ou influencers. Estudos comprovam que as pessoas são mais propensas a comprar algo quando outras pessoas já usaram e partilharam a sua opinião sobre o mesmo. Esta partilha gera uma sensação de confiança imediata nas pessoas que estão a observar e a analisar os teus produtos, incentivando-as positivamente na decisão de compra.


Existem várias formas de recolheres reviews, como introduzires aplicativos no site, enviar um

e-mail pós-venda a perguntar como correu e a pedir um feedback, incentivar a partilha de unboxings nas redes sociais, entre outras. Mas e depois? Qual a melhor forma e o melhor momento para partilhar estas reviews de forma a converter em mais vendas? Hoje deixo aqui algumas das estratégias que uso na Vanilla Vice para partilhar as reviews que recebo.


1 - Coloca-as bem visíveis na Homepage


Aqui podes escolher algumas opiniões de clientes para partilhar na tua página inicial, já que irão gerar alguma confiança a quem visita o teu site pela primeira vez. Combina imagens com texto para ficar mais claro e atrativo (clica aqui para ver como faço na minha homepage).



2 - Coloca-as nas páginas de produto


É sempre bom completar uma página de produto com fotos ou comentários de testemunhos de outras clientes, bem como partilhas feitas por influencers. Isto vai aumentar a autoridade da tua marca e vai influenciar certamente a compra desse produto (clica aqui para ver um exemplo no meu site).



3 - Cria uma Newsletter com reviews


E que tal enviares uma newsletter especificamente para esse efeito? Melhor do que seres tu a vender os teus próprios produtos e a enumerar as suas qualidades e benefícios, só mesmo quando as clientes o fazem por ti! (clica aqui para ver um exemplo).



4 - Cria um Destaque no Instagram


É sempre uma ótima ideia criares um destaque específico para testemunhos e/ou partilhas de unboxing. Estas partilhas são muito boas pois são orgânicas e tendem a transmitir opiniões sinceras e entusiasmantes sobre a tua marca e os teus produtos (clica aqui para ver um exemplo).



5 - Faz anúncios pagos


Este é um dos melhores anúncios que podes fazer para público-quente, pois vai ajudar a dar aquele empurrão final que falta para a cliente concretizar a compra. Podes construir um carrossel com imagens e texto das reviews ou partilhar um vídeo de unboxing, o importante é definires bem o público-alvo desse anúncio, de preferência para quem já visitou o teu site (anúncios de retargeting).


* * *


Existem várias formas de usar as reviews para aumentar a conversão no teu site e ajudar-te a vender mais mas lembra-te que esta ferramenta só pode funcionar bem quando realmente tens feedback positivo e sincero de pessoas reais por isso nada de criar reviews falsas! Isso nunca iria servir o propósito e poderia prejudicar gravemente a reputação da tua marca.


Trabalha para proporcionar uma excelente experiência de compra às tuas clientes, uma que as incentive a partilhar a sua opinião, não só online como também offline, através do passa a palavra a amigos, conhecidos e familiares. Este é um pilar fundamental para construíres uma marca com autoridade e que gere confiança e consequentemente vais ver que as vendas irão aumentar de forma consistente com base neste trabalho.


 

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Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

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