Porque não consigo fazer dinheiro com a minha loja online?

Viver da tua marca e da tua loja online é um sonho concretizável mas apenas para quem sabe gerir bem o seu negócio, especialmente a área financeira.

não estou a fazer dinheiro com a minha loja online

Já alguma vez te aconteceu até estares a vender bem ao longo do mês mas quando chegas a dia 30 a tua conta está praticamente a zeros? Ou de mês para mês em vez de crescer, ela vai diminuindo?


Devo confessar que a mim já me aconteceu. No início da Vanilla Vice eu só estava interessada na parte mais criativa do negócio: ter artigos giros para vender, um site bonito, um branding todo fofo e cor-de-rosa, oferecer brindes às clientes e tirar fotos giras para o Instagram. Não pensava em grandes estratégias e negligenciava tudo o que tivesse a ver com questões financeiras. Se me perguntassem «Qual é a margem de lucro desta t-shirt?» eu não saberia responder! A realidade é que vendia imenso, a marca era um sucesso nas feiras e mercados, as redes sociais estavam a crescer e parecia tudo perfeito. Até chegar ao final de alguns meses e, depois de pagar as contas e o meu ordenado, não tinha dinheiro para comprar novamente stock.


Muitas vezes vender muito não significar ter lucro. Para sabermos exatamente como está a saúde financeira do nosso negócio temos mesmo de analisar e pensar bem nos números.


Vamos desconstruir aqui uma venda, para tentar perceber um pouco melhor o que realmente acontece:


Porque não consigo fazer dinheiro com a minha loja online

Uma Sweatshirt na tua loja custa 30€ e pensas «Este mês vendi 50 Sweats, estou rica!». No entanto quando fazes esta desconstrução de cada venda, o lucro diz-te que afinal não estás assim tão rica quanto isso.


Porque não consigo fazer dinheiro com a minha loja online

Ainda por cima desse lucro ainda tens de tirar o suficiente para pagar as contas. Sim porque quer tenhas vendido ou não, a conta da Meo ou da Vodafone aparece sempre na caixa de correio ao final do mês.


Porque não consigo fazer dinheiro com a minha loja online

Okay... está explicado como é que vendeste tanto mas chegaste ao final do mês sem dinheiro na conta. A tua loja vende mas não está a gerar dinheiro (lucro).


Fazer a gestão financeira do teu negócio pode parecer aborrecido mas a realidade é que é uma tarefa essencial para conseguires ter uma marca saudável e lucrativa a médio e longo prazo.


Fazer esta simples conta de desconstrução vai ajudar-te a:


perceber se estás a vender o teu produto pelo preço certo

se é rentável fazer promoções ou oferecer portes de envio

quantos produtos tens de vender para conseguir chegar ao teu objetivo financeiro

se os produtos que estás a vender geram lucro suficiente face às tuas despesas


Assim fica tudo muito mais claro, não fica? Agora podes facilmente identificar quais os produtos que deves manter à venda, ou seja, aqueles com uma margem de lucro maior, quantas unidades tens de vender para efetivamente fazer dinheiro e quais as melhores práticas a adotar na tua loja, nomeadamente se podes investir em marketing, se podes fazer promoções, se precisas de rever o stock a comprar, entre outras.

Com esta análise também vais conseguir compreender mais amplamente o teu negócio e tomar decisões importantes como cortar nas despesas ou planear objetivos a longo prazo como aumentar a equipa, abrir uma loja física ou investir em mais stock.


Se ainda tens dúvidas sobre qual é o melhor preço para os teus produtos, clica neste botão em baixo e faz agora o download grátis do workbook "Como calcular o Preço Ideal para os meus produtos", tenho a certeza que te vai ajudar imenso nessa tarefa!



Boas vendas (lucrativas!) boss babe!


 

catia-almeida.PNG

Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

Fica por dentro de todos os posts e recebe-os no teu email!

Obrigada babe!

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Pinterest