Métricas que importam: taxa de Carrinhos Abandonados
#QUEMNUNCA encheu o carrinho de uma loja online para depois olhar para o total e simplesmente sair do site?? 😅 Mais chato do que isso é quando o fazem na nossa loja e quando olhamos para o valor total de compras que não foram pagas 😭

A métrica de hoje é a Taxa de Carrinho Abandonado 🛒 É super importante controlar esta métrica para saber se o nosso site está a funcionar bem ou se existem alguns bloqueios que estejam a impedir os compradores de finalizar as suas vendas. Lembra-te que estas vendas não estão perdidas e podem ser sempre recuperáveis.
Todos os sites de e-commerce têm (muitos) carrinhos abandonados... faz parte! A taxa de abandono de carrinho de uma loja online pode ir até aos 65%. Contudo não convém ter uma taxa muito mais alta pois pode indicar que algo no teu site não está bem. Quais os 3 principais fatores que contribuem para o abandono das compras no carrinho?
1. Poucos métodos de pagamento
Ter um site com poucas opções de pagamento pode estar a impedir os teus clientes de concluir a compra. Os métodos mais utilizados em Portugal são: cartão de crédito e de débito, MbWay, PayPal, referências multibanco e transferências bancárias. Tenta diversificar o máximo possível a forma como aceitas pagamentos pois quantas mais opções ofereceres, mais probabilidades tens de fazer vendas;
2. Portes e tempo de envio
Portes muito caros face ao valor dos produtos ou envios muito demorados podem desmotivar os clientes a concluir a compra. Uma forma de ajudares o cliente a decidir é enviares um e-mail de acompanhamento, depois do cliente ter abandonado o carrinho, a oferecer um desconto extra ou os portes de envio. Às vezes este incentivo é o suficiente para que essa compra seja efetivada.
3. Falta de confiança
Às vezes o cliente até quer fazer a compra mas depois não consegue perceber quem é a pessoa ou a empresa proprietária da marca, não encontra um NIF, nem uma morada ou um contato no site e começa a desconfiar - "pelo sim, pelo não, é melhor não arriscar". Deixa os teus dados bem visíveis no site, além de ser obrigatório por lei é uma forma de transmitires segurança e confiança aos teus clientes. Ter testemunhos e feedback no site também é uma boa forma de ultrapassar esta objeção.
Existem ainda outras estratégias que podemos aplicar como melhorar o design e a velocidade do nosso site, oferecer descontos em compras superiores a um x valor, criar anúncios específicos para quem abandonou o carrinho, entre outras.
Começa por experimentar enviar um e-mail a esses clientes a relembrar que têm as suas compras à espera no carrinho e a perguntar se precisam de ajuda com alguma coisa. Algumas plataformas permitem fazer este acompanhamento por e-mail de forma automática, confirma se a tua tem esta opção porque facilita imenso o processo.
Aplica as estratégias que fazem mais sentido para ti e depois diz-me como é que correu! :)