Métricas que importam: taxa de Carrinhos Abandonados

#QUEMNUNCA encheu o carrinho de uma loja online para depois olhar para o total e simplesmente sair do site?? 😅 Mais chato do que isso é quando o fazem na nossa loja e quando olhamos para o valor total de compras que não foram pagas 😭


A métrica de hoje é a Taxa de Carrinho Abandonado 🛒 É super importante controlar esta métrica para saber se o nosso site está a funcionar bem ou se existem alguns bloqueios que estejam a impedir os compradores de finalizar as suas vendas. Lembra-te que estas vendas não estão perdidas e podem ser sempre recuperáveis.


Todos os sites de e-commerce têm (muitos) carrinhos abandonados... faz parte! A taxa de abandono de carrinho de uma loja online pode ir até aos 65%. Contudo não convém ter uma taxa muito mais alta pois pode indicar que algo no teu site não está bem. Quais os 3 principais fatores que contribuem para o abandono das compras no carrinho?


1. Poucos métodos de pagamento

Ter um site com poucas opções de pagamento pode estar a impedir os teus clientes de concluir a compra. Os métodos mais utilizados em Portugal são: cartão de crédito e de débito, MbWay, PayPal, referências multibanco e transferências bancárias. Tenta diversificar o máximo possível a forma como aceitas pagamentos pois quantas mais opções ofereceres, mais probabilidades tens de fazer vendas;


2. Portes e tempo de envio

Portes muito caros face ao valor dos produtos ou envios muito demorados podem desmotivar os clientes a concluir a compra. Uma forma de ajudares o cliente a decidir é enviares um e-mail de acompanhamento, depois do cliente ter abandonado o carrinho, a oferecer um desconto extra ou os portes de envio. Às vezes este incentivo é o suficiente para que essa compra seja efetivada.


3. Falta de confiança

Às vezes o cliente até quer fazer a compra mas depois não consegue perceber quem é a pessoa ou a empresa proprietária da marca, não encontra um NIF, nem uma morada ou um contato no site e começa a desconfiar - "pelo sim, pelo não, é melhor não arriscar". Deixa os teus dados bem visíveis no site, além de ser obrigatório por lei é uma forma de transmitires segurança e confiança aos teus clientes. Ter testemunhos e feedback no site também é uma boa forma de ultrapassar esta objeção.



Existem ainda outras estratégias que podemos aplicar como melhorar o design e a velocidade do nosso site, oferecer descontos em compras superiores a um x valor, criar anúncios específicos para quem abandonou o carrinho, entre outras.


Começa por experimentar enviar um e-mail a esses clientes a relembrar que têm as suas compras à espera no carrinho e a perguntar se precisam de ajuda com alguma coisa. Algumas plataformas permitem fazer este acompanhamento por e-mail de forma automática, confirma se a tua tem esta opção porque facilita imenso o processo.


Aplica as estratégias que fazem mais sentido para ti e depois diz-me como é que correu! :)


 

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Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

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