Como tirar férias quando tens o teu próprio negócio?



A resposta certa é...


DEPENDE! 🤷‍♀️


Quem me acompanha sabe que já andava há meses (anos?) para marcar férias. Em 2020 se tirei 15 dias durante o ano todo foi muito. O ano passado não tirei férias nem me permiti a ter grandes folgas. Aos fins-de-semana, trabalho sempre nem que sejam algumas horas. Obviamente que cheguei ao final do ano completamente de rastos 🤯


A grande questão é: quem trabalha sozinha e não tem a quem pedir para tomar conta do negócio, faz como? 🤔 Tira o site do ar? Desaparece das Redes Sociais? E as vendas? E as clientes?? Quem nunca ficou neste dilema, quando sabemos que o nosso rendimento vem do nosso trabalho e quando paramos, não recebemos?


Bem, como não há resposta certa, tudo depende de ti e da forma como trabalhas a tua marca e a tua comunidade mas as minhas recomendações são:


👉🏼 Avisa nas Redes Sociais que vais tirar férias: um vídeo a falar ou uma foto é o ideal porque ajudar a "humanizar" a tua marca e a demonstrar que por trás dela está um ser humano que também precisa de descansar;


👉🏼 Não tires o site do ar! Coloca antes um banner ou uma pop up a avisar que estás de férias e que os envios irão ser retomados a partir de uma certa data. Se, como eu, trabalhas bem o SEO e os links de referência do site, à partida estás sempre a receber visitas, seja de pesquisas no Google, nas Redes Sociais, etc. Desta forma não quebras esse tráfego e podes fazer as vendas à mesma;


👉🏼 Coloca um anúncio para gerar tráfego para a tua principal rede social, assim sempre vai aparecendo um post a alguém e não perdes tanta interação (seguidores é que pronto... só numa semana perdi quase 100 😂)


👉🏼 Se tiveres algum produto digital, esta é uma boa altura para o colocares à venda! Como o link para o download é dado automaticamente após a compra (na maioria dos sites), assim podes estar a vender mesmo estando de férias e sem teres de enviar nada!


Esta foi a melhor forma que eu encontrei para conseguir tirar uma semana de férias agora em Janeiro, sem stressar muito e sem morrer de ansiedade 😅 Fica aqui a promessa que este ano tenciono tirar mais folgas e férias portanto vou continuar a aplicar esta estratégia enquanto não tiver dinheiro para contratar uma grande equipa a trabalhar para mim 🤓 e tu, como geres o teu negócio nas tuas férias?


 

catia-almeida.PNG

Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

Fica por dentro de todos os posts e recebe-os no teu email!

Obrigada babe!

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Pinterest