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Como implementar SEO no teu site?

A tua loja aparece nas pesquisas do Google? šŸ” Se ainda nĆ£o aparece, nem quando pesquisas pelo nome da tua marca, entĆ£o Ć© melhor comeƧares a trabalhar no SEO do teu site!


Neste post vou mostrar-te 3 formas de comeƧares jĆ” hoje a pĆ“r em prĆ”tica estas tĆ©cnicas que, apesar de serem super simples, sĆ£o essenciais para dar aquele passo extra na tua marca.


Em primeiro lugar, o que Ć© SEO?


SEO significa Search Engine Optimization. Traduzindo e explicando, Ʃ uma estratƩgia de marketing digital cujo objetivo Ʃ melhorar o posicionamento do teu site nas pƔginas dos motores de pesquisa, como o da Google.


Estar nos primeiros lugares de pesquisa Ć© Ć³timo porque:


- aumenta o trĆ”fego orgĆ¢nico ao site

- traz notoriedade Ć  tua marca

- traz-te mais probabilidades de vender



NinguƩm aparece nos primeiros lugares do Google por acaso!


Existem imensas tĆ©cnicas que podem ajudar o teu site a surgir de forma orgĆ¢nica nas pesquisas e quantas mais aplicares mais probabilidades tens de aparecer. Contudo tem em atenĆ§Ć£o que trabalhar o SEO nĆ£o gera resultados imediatos, pode demorar inclusive 3, 6 ou atĆ© mais meses atĆ© se fazer notar. Esta Ć© uma estratĆ©gia a mĆ©dio-longo prazo que irĆ” compensar bastante se o teu foco Ć© o crescimento da tua marca nĆ£o sĆ³ para agora mas tambĆ©m para o futuro.


Vamos conhecer 3 das mais importantes, onde te mostro exemplos da forma como trabalho o SEO da minha marca Vanilla Vice:


1. TĆ­tulo + url + meta descriĆ§Ć£o das pĆ”ginas do site


Todas as pĆ”ginas do teu site devem ter um tĆ­tulo e uma descriĆ§Ć£o diferentes para cada pĆ”gina. Quando fazes uma pesquisa no Google aparece-te sempre estes 3 campos:

- No tĆ­tulo deves preencher este campo para cada pĆ”gina de forma Ć³bvia tendo em atenĆ§Ć£o o conteĆŗdo dessa pĆ”gina e a forma como as pessoas irĆ£o pesquisar por esse mesmo conteĆŗdo. Por exemplo, se a tua pĆ”gina Ć© sobre Agendas, Ć© isso que deve estar no tĆ­tulo. Coloca tambĆ©m, sempre que puderes, o nome da tua marca.


- O URL ou o link para essa pĆ”gina tambĆ©m deve ser sempre o mais simples e Ć³bvio possĆ­vel. Evita usar maiĆŗsculas, acentos e cedilhas para simplificar o mĆ”ximo possĆ­vel. Usa a palavra-chave do produto dessa pĆ”gina, caso seja uma pĆ”gina de produto, ou algo muito similar ao tĆ­tulo dessa pĆ”gina se for, por exemplo, um artigo de blog.


- A descriĆ§Ć£o (conhecida como meta descriĆ§Ć£o ou meta description), Ć© o breve texto que aparece logo por baixo do tĆ­tulo e do link quando se faz uma pesquisa no Google. Tenta descrever o conteĆŗdo da tua pĆ”gina de forma igualmente Ć³bvia, sucinta e apelativa, utilizando sempre palavras-chave que as pessoas irĆ£o pesquisar e um texto que, quando o leiam, tenham vontade de clicar.


Exemplo desta construĆ§Ć£o:



2. Nome das imagens


Sabias que a forma como guardas o nome dos teus ficheiros Ć© altamente relevante para os motores de pesquisa? Antes de fazer upload das fotos dos teus artigos para o site, guarda sempre o nome da foto com palavras-chave relacionadas ao produto e Ć  tua marca. Por exemplo, em vez de guardares as imagens como "imagem55.png", guarda como "agenda-diaria-2022-frida-kahlo-vanilla-vice.png".


Dentro do site, procura tambƩm a ferramenta que te permite editar o alt text (texto alternativo) das imagens e descreve tambƩm o produto nesse campo:


3. Links externos


Ter links de outros sites a direcionar para o teu site Ć© tambĆ©m uma Ć³tima forma de trabalhar o SEO. Esses links podem vir do teu prĆ³prio Blog ou de outros, de Marketplaces, de sites de notĆ­cias, do teu canal YouTube, etc. A mais valia deste trabalho com links Ć© que o Google assume que o teu conteĆŗdo deve ser de fato relevante para a pesquisa efetuada, o que te confere autoridade ao teu domĆ­nio e tambĆ©m Ć s tuas pĆ”ginas.


Exemplo:

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Como te disse no inĆ­cio, trabalhar o SEO pode parecer um pouco ingrato no inĆ­cio porque nĆ£o traz resultados imediatos mas se o teu plano Ć© construir uma marca sĆ³lida a longo prazo, este Ć© um dos caminhos essenciais para o fazeres.


Gostaste de saber como funciona o SEO para e-commerce? Agora aplica-o na tua loja de forma constante para melhorar os teus resultados!

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Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

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