Como fazer Lives no Instagram

Como qualquer ação de marketing da tua marca, uma Live (ou um direto) também deve ser planeada com uma estratégia própria. Apesar de serem uma ferramenta de comunicação mais espontânea, as lives devem ser feitas com um plano e um objetivo bem definidos por trás para que corram bem e gerem resultados positivos e é sobre isso que vamos falar hoje.



Para que servem as Lives?


As Lives são uma ótima ferramenta para comunicar de forma aberta com o teu público e com isso criar uma conexão com ele. Além de te proporcionar um momento de interação, pode ajudar a tua marca a ganhar autoridade e notoriedade e alavancar as tuas vendas.


No geral, as pessoas gostam de assistir e participar em lives e o Instagram e o seu dito algoritmo parece que adoram quando as marcas o fazem por isso o melhor é sabermos utilizar este recurso da melhor forma possível e a nosso favor.


Vantagens de usar as Lives


  1. São ótimas para humanizar a marca e dar a conhecer-te a ti e a tua personalidade. Por ser ao vivo, a comunicação é mais natural e espontânea, sendo por isso a forma ideal das pessoas reconhecerem que atrás da marca está também uma pessoa com sentimentos, emoções e até fragilidades - isso vai gerar um laço muito positivo com a tua audiência;

  2. São uma forma de aproximar a tua audiência de ti e da tua marca, dos teus produtos, dos teus valores e da tua mensagem. As pessoas além de estarem a assistir podem participar ativamente com perguntas e comentários e isso vai certamente trazer-lhes um sentimento de maior proximidade com a tua marca;

  3. Gera visibilidade e engagement na tua conta. Parece que o Instagram gosta de lives e por essa razão puxa sempre as contas que estão em direto para o início da lista do feed dos teus seguidores, dando a hipótese de mais pessoas verem que estás em direto e entrar para ver o que se está a passar.


Que tipo de Live devo fazer?


Agora que já sabemos que é uma boa ideia usarmos esta ferramenta do Instagram, o próximo passo é definir o objetivo da live e como gerar resultados positivos. De uma forma geral, tendo uma loja online e independentemente do tipo de artigo que vendes, podes fazer dois tipos de lives:


- Live de branding

- Live de vendas


Vamos ver as diferenças entre elas?


Lives de Branding


As lives de branding têm como objetivo gerar valor na tua marca e nos teus produtos. O objetivo não é fazer vendas diretas mas sim marcar um posicionamento da tua marca. Podes utilizar uma live de branding para:


Mostrar produto: faz um desfile ou uma montra dos teus produtos, explica como são feitos e quais são as suas características, por exemplo. Se tiveres uma marca de roupa podes fazer um "mini-desfile" com as tuas peças. Por exemplo na Vanilla Vice fiz uma vez uma Live sobre as Vitaminas IvyBears para mostrar o produto, clica aqui para ver.


Lançar uma novidade: tens algo novo para lançar? Uma nova coleção por exemplo? As lives são ótimas para criar expetativas sobre o que vem aí e a tua audiência fica com a sensação de que está a assistir em primeira mão a um evento tão exclusivo com um lançamento da tua marca. Para veres um exemplo de uma live de lançamento na Vanilla Vice, clica aqui.


Explicar como se usa algo: as lives podem ser uma excelente forma de mostrares como o teu produto pode e deve ser usado. Se venderes roupa e acessórios, podes mostrar como conjugar diferentes peças e cores, quais os acessórios certos para usar em cada ocasião, etc.


Oferecer inspiração e informação: que tal convidares algum profissional de uma área que esteja de alguma forma relacionado à tua marca e fazerem um live sobre um tema que possa interessar à tua audiência? Se vendes roupa, podes pedir a uma consultora de imagem que faça um live contigo a explicar como podemos usar as roupas a favor da nossa imagem. No meu caso, quando lancei a área de produtos sexuais na Vanilla Vice, decidi convidar a Ana Paulino que é uma psicóloga clínica especialista em sexualidade para falarmos abertamente sobre esse tema em relação às mulheres e resultou mesmo muito bem. Podes ver esse live aqui.


O mais importante numa live de Branding é criar conteúdo de valor para a tua audiência de forma a que ela se conecte a ti e à tua marca, por isso não te preocupes em vender mas sim em gerar valor e inspirar quem te está a ver. Lembra-te que quando trabalhas o branding estás também a trabalhar as tuas vendas a médio e longo prazo e isso também é muito importante.


Lives de Vendas


O nome destas lives não tem como enganar, é precisamente esse o grande objetivo: vender. Em segundo plano também podemos trabalhar o objetivo de ganhar novas clientes compradoras, ou seja aquelas que já conhecem a tua marca mas que, por alguma razão, ainda não compraram e, vendo agora o teu produto ao vivo, mostrado por ti e com desconto, encontraram a oportunidade perfeita de o fazer.


Nestas lives vais:


Quebrar objeções: explica em detalhe cada produto, como é que a compra pode ser feita no site, os tipos de pagamento, como é que são feitas as entregas, etc. Tens aqui a oportunidade perfeita para argumentar tudo o que possa ser uma objeção à compra por parte do teu público e tirar as suas dúvidas ao vivo;


Escoar stock: stock parado, artigos de promoção, fins de coleção, até de peças com defeito! Podes usar as lives de forma a fazer vendas de forma rápida e prática e com bastante diversão à mistura. Na Vanilla Vice costumo fazer as chamadas Lives de Outlet onde vendo artigos com pequenos defeitos mas que estão ótimos para ser usado à mesma. Os gatilhos destas lives são obviamente os preços super promocionais e a escassez de produto, já que são limitados ao stock existente. Estas lives são sempre um sucesso e podes ver a última aqui.


Despertar desejo de compra: nada como ver as peças ao vivo, vestidas ou usadas, para criar o desejo de as ter, certo? Então, aproveita esta lives para fazer uma montra das tua peças, conjugando looks incríveis que despertem o desejo de os ter também. Usa a emoção para falar das peças, por exemplo em vez de descreveres a peça como «este blazer é cor-de-rosa, de corte reto e ombros largos» diz antes «isto sim, é um blazer para uma mulher empoderada! Com isto vestido sentes logo que o dia vai ser teu, não tem como falhar». Lembra-te que as pessoas compram sensações e o live, pelas suas características, é uma ótima forma de as passares às tuas clientes.


7 Dicas para fazer uma Live de sucesso


Agora vou deixar-te algumas dicas para que as tuas Lives, sejam de Branding ou de Vendas, sejam sempre um sucesso.


1. Planear com antecedência - não faças uma live em cima do joelho, planeia antes para te dar tempo de preparar tudo da melhor forma;


2. Definir um tema e um plano - qual vai ser o tema da tua live? Apresentar a nova coleção? Vender vestidos em promoção? Explicar que és uma autoridade? Pensa no teu objetivo, se é ganhar reconhecimento ou vender e depois define um plano de como vais fazer a live: como vais começar, o que vais fazer pelo meio, como vais interagir e como vais fechar. Isto vai ajudar-te a que não te percas nem fiques sem saber o que fazer ou dizer a meio;


3. Criar desejo de participar na live - Não te limites a fazer stories ou posts a dizer «Vou fazer uma live!». Convém criares algum desejo da parte dos teus seguidores em assistir. Podes dizer que vais ter um convidado surpresa, que vão haver descontos incríveis ou que no final terão acesso a um cupão exclusivo, o importante é despertar vontade de assistir;


4. Partilhar o evento - é muito importante que anuncies e partilhes o evento uns dias antes de o fazer, para preparar a tua audiência e começar a gerar um buzz. Se fores fazer uma live de Branding, podes começar a avisar com 4 a 5 dias de antecedência. Para uma live de Vendas, 1 a 2 dias antes chegam perfeitamente pois também não queres que as pessoas deixem de comprar nos dias antes enquanto esperam que pela live. Partilha o evento nos stories com uma caixa de contagem regressiva, em posts com um sino de aviso e também por e-mail;


5. Usar gatilhos mentais - Quando estiveres a divulgar a tua live, usa aquelas palavras e expressões que costumam chamar a atenção das pessoas, como mega desconto, últimas unidades, looks exclusivos, etc. São pequenas palavras mas que têm um efeito muito poderoso no nosso cérebro e ajudam a ativar a vontade de participar;


6. Prepara tudo - Prepara o espaço, a iluminação, dá um check na velocidade da internet. Durante a live podes perfeitamente usar cábulas para te ajudar, desde que usadas com naturalidade, ou convidar alguém para fazer a live contigo, vale tudo para que te sintas confortável em direto!


7. Agradece - Termina sempre a agradecer a participação das pessoas no teu direto, afinal de contas elas tiraram tempo da sua agenda para te ver e ouvir e até comprar da tua marca por isso mostra-te agradecida por isso e reconhece o valor que têm para ti. Por fim, não te esqueças de te descontrair e divertir, aproveita para passar um bom momento com as tuas clientes :)


No final, não te esqueças de guardar sempre a live como vídeo para dar uma oportunidade de ver a quem não pode assistir em direto. Podes inclusive enviar um e-mail ou colocar nos stories no dia seguinte a dizer «não conseguiste assistir à live? Não faz mal, ainda podes vê-la aqui!» e partilhas o link para o vídeo.


Em jeito de conclusão, as lives são de fato uma ótima oportunidade para a tua marca e será muito vantajoso se as incluíres de vez em quando na tua estratégia de comunicação. Segue esta dicas e tira o melhor partido desta ferramenta. Bons lives babe!


 

catia-almeida.PNG

Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

Fica por dentro de todos os posts e recebe-os no teu email!

Obrigada babe!

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Pinterest