Como criar um Branding incrível para a tua marca


Hoje vou falar sobre 5 pontos essenciais para criares um branding incrível e memorável: incrível porque vai ser único e pensado por ti (por isso não poderia ser de outra forma) e memorável porque as tuas clientes vão sempre lembrar-se da tua marca através dele!


No final deste post deixo-te um template para criares o teu Painel de Branding e links para sites que te podem ajudar nisso :)

Podemos dizer que o branding, em sentido lato, é o universo que compõe a tua marca, sendo que cada planeta corresponde a um elemento diferente que vai desde o logótipo, aos tipos de letras, às cores, à tua comunicação, à decoração da tua loja ou design do site, etc... Tal como o universo, o branding da tua marca pode realmente ser infinito mas parte do sucesso de uma marca memorável é fazer com que todos esses elementos comuniquem a mesma mensagem entre si, para que as pessoas fora desse universo os reconheçam como um todo.


Hoje vou resumir 5 tópicos que para mim são essenciais para começares a desenvolver o branding da tua marca e a partir dos quais poderás depois explorar o teu próprio universo. Vamos a isso?


1- Elementos Gráficos


Estes são geralmente os elementos relacionados com design e com os quais começamos a trabalhar a imagem de uma marca. Alguns deles são:


- Logótipo - Quer sejas tu ou um designer a criá-lo, há regras que convém assumir pois vais querer que o logo seja fácil de reconhecer, de fácil leitura seja em tamanho pequeno para autocolantes ou de tamanho grande para um banner publicitário e, de preferência, que dê para usar com apenas 1 ou 2 cores, pois há muitas situações em que poderás ter de o imprimir ou estampar numa só cor;


- Tipos de letra - Aqui o recomendável é que escolhas até 3 tipos de letra para usares na tua comunicação e isto aplica-se a material gráfico, ao teu site e a criativos para as redes sociais. Não penses que isto é insignificante pois o tipo de letra também comunica sensações! Deixo aqui o exemplo:


- Ícones, símbolos e emojis


Os ícones e os emojis também são ótimos elementos para usares na tua comunicação e quantos mais os repetires, mais as pessoas os vão associar à tua marca! Eu, por exemplo, adoro usar o emoji de brilho que já faz parte da identidade aqui do ✨ Boss Babes Club ✨


2 - Cores


A paleta de cores pode fazer parte dos elementos gráficos mas como acho um elemento tão importante na construção de uma marca memorável, preferi dar-lhe um tópico só para ele. Quando pensas numa marca, certamente que a associas a uma ou duas cores. Exemplos disso são o Ikea, Mc Donald's e até mesmo a Zara com o seu eterno logo a preto.


As cores também transmitem emoções e estão ligadas a sentimentos e, tal como todos os restantes elementos do branding, devem ser aplicadas a tudo e de uma forma constante, seja no site, no packaging, nos criativos das redes sociais, na tua roupa quando fazes um live, etc. Isto irá certamente criar uma maior coesão na imagem do teu negócio e as pessoas vão mais facilmente lembrar-se da tua marca.


Podes escolher entre 1 a 3 cores principais e depois ter umas variações secundárias para criar contrastes. Deixo-te aqui o exemplo das cores que uso na minha marca:


3 - Estética


A estética da tua marca vai desde as fotografias que tiras, aos filtros que usas e até à forma como embalas os teus pedidos. O ideal é testares várias ideias até chegares à que mais gostas e usar sempre uma estética idêntica em todas as situações. Por exemplo, gostas mais de fotos com luz natural ou fotos de estúdio? Fotos mais frias ou mais quentes? Mais coloridas e saturadas ou mais minimalistas e em tons neutros? Todas estas escolhas devem ser feitas de forma pensada e com um propósito: comunicar as sensações e emoções que queres que as pessoas associem à tua marca.


4 - Comunicação


A comunicação é isso mesmo, a forma como tu comunicas com a tua audiência e pode ser feita de várias formas:


- verbal - a forma como conversas com as clientes, se usas o "tu" ou ou "você" e se falas de uma forma descontraída ou mais séria;

- escrita - a forma como escreves as legendas dos teus posts, os teus e-mails e as descrições dos teus produtos no site;

- visual - a forma como tu te apresentas quando apareces em fotos ou vídeos, se muito maquilhada ou mais ao natural, sofisticada, divertida... até a decoração da tua loja, estúdio ou do teu espaço de trabalho em casa contam.


5 - Valores


Os valores de uma marca são a sua essência por trás dos produtos que vende. São eles que comunicam a tua história, a tua forma de ser e o teu propósito.


Alguns desses valores podem ser, por exemplo:


- Sociais

- Éticos

- Ambientais

- Estéticos

- Espirituais


Na minha marca Vanilla Vice tenho 4 grandes valores: o amor próprio, o feminismo, o empoderamento da mulher e a felicidade. Através deles desenvolvo os meus produtos, escrevo artigos para o Blog da marca, comunico-os através das redes sociais e apoio causas e projetos de outras instituições ligados a eles.


 

Agora que já tens estes 5 tópicos definidos, podes preencher o teu Painel de Branding aqui e a partir dele, desenvolver toda a comunicação à volta da tua marca.


Trabalhar no branding da tua marca é uma tarefa criativa com a qual te podes divertir imenso por isso tira bastante tempo para o fazer: começa por fazer uma pesquisa pelo Pinterest (ideias aqui!), recorta imagens de revistas, experimenta várias combinações de cores (usa este site) e vai pedido a opinião a amigos e familiares durante o processo, para teres a certeza que o que estás a querer transmitir é, de facto, o que está a chegar às outras pessoas.


Have fun, Boss Babe!


 

Guarda este Pin no teu Pinterest para quando quiseres voltar a ler :)



catia-almeida.PNG

Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

Fica por dentro de todos os posts e recebe-os no teu email!

Obrigada babe!

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Pinterest