5 Dicas para escolher um nome para a tua marca

Escolher um nome para a tua marca pode ser das decisões mais difíceis pois certamente irás querer que seja "perfeito", isto é, que seja único, que seja a tua cara, a cara da marca e que transmita as sensações certas. Hoje trago-te 5 dicas a ter em conta antes de oficializares o nome da marca para que depois não tenhas surpresas menos agradáveis.


1- O nome deve ser fácil de ler, escrever e decorar - nomes muito complicados acabam por não ser tão facilmente partilhados ou memorizados. Imagina alguém a querer partilhar a tua marca e dizer simplesmente «Comprei numa loja super gira mas tem um nome estranhíssimo, agora não me lembro... depois digo-te». Não é certamente o melhor cenário, especialmente no início quando ninguém te conhece;


2- Pesquisa o nome no Google e vê o que surge. Às tantas já existe algum evento muito conhecido com esse nome e se depois alguém pesquisar pela tua marca, nunca irá aparecer nas primeiras páginas. Se for uma palavra estrangeira também é bom pesquisares se tem algum significado que não conheças e que possa ser negativo;


3- Pesquisa no INPI se já existe alguma marca registada com esse nome, antes mesmo de começares a criar a tua identidade visual, para que depois não tenhas uma má notícia que te obrigue a refazer tudo;


4- Pesquisa se já existe algum site/domínio com esse nome. O ideal é que tenhas um nome único e que o teu domínio possa ser apenas o nome da marca. Por exemplo, é mais profissional e benéfico o site ser apenas www.vanillavice.com do que ser por exemplo www.vanillavice-shoponline.com.


5- Por fim, pesquisa nas redes sociais e vê se já existem contas com esse nome, especialmente contas verificadas. Ter um nome único será sempre mais fácil para as pessoas te encontrarem quando pesquisarem.


Quando finalmente encontrares o nome perfeito para a tua marca não te esqueças de:


- Registá-la no INPI (podes fazer o registo online desde 127.50€)

- Comprar já o domínio com o nome da tua marca, mesmo que ainda não tenhas o site pronto (desde 1€ em dominios.pt)

- Registar-te já em todas as redes sociais para garantir que ficas com o nome da marca em todas, mesmo que não as queiras usar já.


Pronta para dar este passo e criar um nome para a tua marca? ⚡️


catia-almeida.PNG

Olá, que bom ver-te por aqui!

Eu sou a Cátia Almeida, tenho 36 anos e sou apaixonada pelo meu trabalho. Aqui vou partilhar a minha experiência em empreendedorismo, ecommerce e marketing digital.

Fica por dentro de todos os posts e recebe-os no teu email!

Obrigada babe!

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Pinterest